quinta-feira, 22 de abril de 2010

Esquema da evolução humana


Bom, moçada, aí está um esquema simplificado da nossa evolução, desde os ancestrais mais distantes até o ser humano atual. O primeiro na fila seria um simpático macaquinho que eu não me lembro o nome agora, mas já descubro e boto aqui na sequência. O segundo é um Ardipithecus, que viveu na África há uns 7 milhões de anos. A partir do terceiro é que o bicho começa a pegar. São os nossos ancestrais mais antigos a desenvolver o bipedismo, isto é, caminhar sobre duas pernas. São do gênero Australopithecus, tipo "Lucy", e foram vivos há mais ou menos 4 milhões de anos, sempre na África. Bom, o quarto na fila é um Homo habilis, primeiro da nossa família mesmo, do gênero "Homo", e identificado pela ferramenta de pedra que carrega na mão, pois acredita-se que tenham sido os primeiros a desenvolver essa habilidade. O quinto da esquerda pra direita é um Homo erectus, o primeiro a dominar o fogo e se espalhar para fora do continente africano, sendo encontrados na forma de fósseis na Europa e na China. Por fim, em sexto lugar na fila, a nossa espécie, o Homo sapiens, cujo exemplar fóssil mais antigo foi datado em cerca de 200 mil anos, de novo na África. Poisé, rapaziada, aí está o sentido daquela frase que diz ser o continente africano o berço da humanidade. E esse ano, pra variar um pouco, os olhos do mundo inteiro estarão voltados praquele continente, já que tem Copa do Mundo na África do Sul. Esse país têm uma pré-história incrível, que interessa a todos nós como seres humanos. Como vocês já devem ter me ouvido falar em sala de aula, lá têm sido encontrados os mais diversos fósseis das mais variadas espécies de hominídeos, dos mais antigos que se têm notícia. Então é uma bela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre aquela região, local onde se desenvolveram os nossos peludos e queridos tatara-tatara-tataravós, tão ligados? A dica então é manter um olho na bola e outro nos aspectos históricos, culturais, geográficos e humanos daquele país, beleza? Um grande abraço.

"Lucy", uma simpática Australopithecus afarensis



Esse simpática figura não é, como podemos ver, uma "macaca", mas também não podemos dizer que seja "humana". É, na verdade, um misto dessas duas coisas, motivo pelo qual é considerada uma parente nossa, embora distante. Isso deve-se a uma importante característica sua, que podemos perceber nas duas fotos acima. Através daquele conjunto de ossos da primeira imagem, mais especificamente da bacia e cintura, os cientistas puderam ver que "Lucy" era bípede. "Lucy" ganhou esse nome porque foi encontrada enquanto no rádio tocava uma música dos Beatles, composta por John Lennon e chamada "Lucy in the sky with diamonds". Foi descoberta no Quênia, na África Oriental, em 1970.

Esqueleto de Homo erectus ("Garoto de Turkana")

Homo habilis trabalhando


O que temos na figura acima é um "homem habilidoso" flagrado no momento em que dá os acabamentos finais em uma nova ferramenta de pedra. Ele parece observá-la com admiração enquanto planeja o toque final na sua obra de arte. Ele está acocorado à beira de um rio, cercado de lascas espalhadas pelo chão. Pelo grande acúmulo dessas lascas, podemos pensar que se trata de local utilizado para esse fim, isto é, o lascamento das pedras. Ao que tudo indica, ele se utiliza das pedras que encontra por ali mesmo, na beira do rio, os famosos "seixos", de formato arredondado pelo contato e atrito com outras pedras. É possível que essas pedras se prestassem melhor, produzindo ferramentas mais eficientes. Havia toda uma habilidade necessária para obter uma peça cortante e eficiente.

terça-feira, 20 de abril de 2010




Bom, galera, aí tão os crãnios de um chimpanzé, um gorila e um Australopithecus, pra vocês fazerem uma comparação das características de cada um.

Pintura mostra a linha evolutiva dos hominídeos